Voltei!
Chegou o dia... primeiro passeio!
O problema é que quando comecei a ir a rua voltei a ter medo de tudo, os carros deixavam-me em pânico… então eu e a mamã passámos muito tempo juntas, sentadas na rua… até eu perceber que não fazia mal e perder o medo!
 |
| Oh pra mim que já ando tão bem na rua! |
Eu sou um bocadinho ansiosa e por isso tenho dois probleminhas, pelo menos os papás dizem que é…
Tenho pavor de andar de carro e mesmo com comprimidos para o enjoo não paro de babar de tanto pânico que sinto, é mais forte que eu não consigo explicar… este medo eles ainda não conseguiram tirar-me mas sei que vão continuar a tentar!
Outra coisa são as crianças deixam-me nervosa, começo logo a ladrar, mas mesmo assim tenho ido muito para o parque com a mamã e acho que estou a melhorar, desde que não venham ter comigo já me porto bem! O problema é que ultimamente também tenho ladrado a alguns adultos, não entendo porquê, se se aproximam muito de nós ou falam e eu não conheço, dá-me um nervoso miudinho e pumba começo a ladrar... cheira-me que a mamã já deve andar a inventar algum novo plano para acabar com esta minha mania! Ela é cheia de planos para me tirar os medos!
Ahhh e também já tenho amigos, posso contar? não? Só para a próxima... ahhhh não vou aguentar a espera! E daquela vez que fiz doi doi no olhinho? também não? raios!
Parece que a mamã quer falar!!!
__________________________________________________________
A Loki quando começou a ir à rua tinha pavor de todos os sons altos, portas a bater, carros a passar, pessoas a falar, enfim tudo a deixava em verdadeiro pânico. Recusava-se a andar e chegou a atirar-se contra um muro na sede de escapar quando ouviu um carro a passar perto dela!
Fazer com que ela andasse normalmente na rua foi um processo lento para o qual foi necessária muita paciência, mas não foi complicado!
Primeiro comecei a passar muito tempo com ela na rua, o máximo que conseguia! Depois escolhi um cruzamento com muito tráfego e pessoas a passar, e simplesmente fiquei sentada com ela a alguns metros; ao inicio ela pedia colo em pânico, mas isso eu não lhe dava, ia falando com ela (tranquila nada de ai coitadinha e muito menos a zangar-me! eles já estão com medo, gritos e intimidações não são a solução!) e quando ela se mostrava mais calma e parava de pedir colo eu dava-lhe biscoito e festas... isto tem dois efeitos! primeiro funciona por habituação, ou seja a ração de medo dela ao barulho não lhe dava qualquer recompensa positiva (nem festas, nem colo, nem biscoitos, nem acabar com o barulho!), logo não era incentivada e aos poucos ela foi deixando de reagir dessa forma, por outro lado quando estava calma recebia coisas boas (mimos e biscoitos)... foi uma questão de tempo para ela perceber isto e conseguir controlar-se face aos barulhos.
Depois chegou a altura de mudar um pouco o cenário, naquele cruzamento sentada comigo ela já ficava tranquila, mas durante o passeio se passa-se um carro perto o receio continuava, então o que fiz foi pedir-lhe um comportamento alternativo, sempre que via um carro a vir eu pedia-lhe que se sentasse e quando o carro passava ela estava focada em mim e em receber a recompensa, chegou o momento em que sempre que sentia medo sentava-se sem eu dizer nada, o que é bastante mais seguro do que correr! E depois acabou simplesmente por deixar de ter medo!
Se tiverem um cão nesta situação não desesperem, ele vai ficar bem :) se receberam agora um cachorro... o melhor é evitar isto! Se eu tivesse na altura mais conhecimentos jamais a teria mantido em casa tanto tempo! Sabemos que ele não pode andar no chão enquanto não tiver as vacinas todas mas não o mantenham prisioneiro em casa, levem-no à rua ao colo, visitem outras pessoas, deixem-no interagir com cães vacinados... permitam que enquanto bebé oiça todos os sons, motas barulhentas, crianças a brincar... quanto mais cedo e mais habitado a isto ele tiver melhor vai ser no futuro, vão ter um cão mais seguro e confiante!
Vamos lá mas é passear o cachorro! :D
Unknown
segunda-feira, 26 de setembro de 2016